"Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida."

sexta-feira, 2 de março de 2012

Sobre medos

É ruim admitir que, na maior parte do tempo, o medo está presente nos nossos dias.

Eu acordo com medo de ter perdido o horário, de chegar atrasada, de levar bronca do chefe. Medo de não conseguir cumprir todas as tarefas (que são cada dia maiores), dentre tantos outros.

Mas, o medo que toma conta dos meus dias vai além dessas trivialidades. Quem nunca sentiu medo de fazer aquela ligação ou de ter um amor não correspondido? E o medo de ficar para a "titia", quando todas as suas amigas estão casando e tendo filhos? Na verdade, eu não tenho medo desses medos. Pelo contrário, eles me incentivam, me fazem dormir e acordar todos os dias querendo ser melhor.

Tenho medo de ser infeliz e sozinha? Então, tento cercar as pessoas que estão ao meu lado de palavras boas. Tenho medo de não realizar meus sonhos? Acordo todos os dias querendo dar o melhor no trabalho e assim por diante.

Mas, algumas vezes o medo paralisa. A gente se vê diante de problemas (aparentemente) sem solução e pensa que chegou o fim da linha. Desse medo eu tenho medo. Tenho medo de não conseguir encontrar uma saída, de não conseguir dar a volta por cima e, o pior, de não ter ninguém ao meu lado para me amparar, me levantar e me conduzir a uma solução.

O que fazer com esse medo? Esperar ele passar. Nunca esqueço o primeiro episódio do melhor seriado do mundo (fã de carteirinha), LOST. Jack pede a Katy que dê pontos em sua costela que está muito infectada e com uma ferida aberta. Ela fica com medo e, então, ele contou uma história sobre medo. Quando era médico residente, ele estava fazendo uma cirurgia em uma adolescente e cometeu um grande erro. Se não resolvesse a situação a tempo, a menina poderia morrer. Ele fica com medo e o pai pede que ele conte até cinco. Tempo necessário para se acalmar e o medo ir embora. E ele foi. A cirurgia prosseguiu normalmente após esse episódio.

Quando algo nos aterroriza, tenta tirar nosso sono, o mais prudente mesmo é contar até cinco, se acalmar, para só depois, tomar alguma atitude, sem impulsos, pois o medo faz parte da nossa vida. Encontrar a maneira correta de  conviver com ele é o que garante o equilíbrio dos nossos dias.


2 comentários:

  1. Não precisa ter medo de não ter ninguém ao seu lado para te amparar, te levantar e te ajudar a se conduzir a uma solução...

    I'll be there for you!


    só discordo com uma coisa... a MELHOR SÉRIE DO MUNDO é FRIENDS!!!


    ah sim... ótimo texto, Cão de Shortinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tendo amigos como você, eu sei que nunca estarei sozinha. O nosso laço já virou um nó, meu filho!! ahahah Te amo!!!!!!!!!!!!

      Excluir